Episode Transcript
MENSAGEM MEDIÚNICA
Paz e alegria em vossos corações!
Que o Cristo, o amigo que nunca esquece de ninguém, o Ser que nos acompanha desde eras incontáveis, possa se fazer presente, acima de tudo, em vossos corações. Pois se há comunicação mediúnica, há comunicações muito mais sutis que apenas aqueles que rogam com humildade podem obter de forma plena, que é a mensagem do Cristo no próprio coração.
Colocamo-nos à disposição para o nosso diálogo fraterno e respeitoso de sempre.
Questão 1
Boa noite, Cairbar, muito obrigada por estar aqui. Uma das dificuldades enormes para mim, é a da aceitação da vida, das coisas que estão acontecendo, dos problemas, dos sofrimentos, principalmente das pessoas queridas, o meu próprio é o de menos, é claro, mas dos outros é bastante difícil. Que caminho, que estratégia para poder ganhar mais terreno nisso, nesta encarnação, já que estou tendo esse privilégio, de ter acesso a tanto conhecimento, a tanta abertura. Que caminho seguir para aumentar essa aceitação mesmo, de entender qual é a vontade de Deus, qual o plano que está ali, de não ficar passiva demais e achar que é tudo porque Deus quis, e por outro lado também, não ficar o tempo todo enraivecida, irada com a situação e com a impotência de resolver isso? Obrigada.
Pensamos que o elemento essencial que se torna a base das soluções de todos os problemas da criatura humana, é aceitar o amor de Deus. Muitas vezes, se geram conflitos imensos, disputas incontáveis para saber quem tem razão, quem é o culpado, quem foi a vítima, por que se passou desse jeito, quais foram os responsáveis? Essas indagações podem até ser oportunas, mas serão sempre equivocadas; se antes delas não houver a presença do amor Divino. A criatura humana é incapaz de compreender, com seu cérebro limitado, a complexidade da vida, portanto, antes de qualquer julgamento deve-se sentir o amor de Deus; antes de se condenar o assassino de forma justa e ética, deve também se buscar a inspiração do amor Divino.
A criatura infeliz e confusa pensa que o amor é o oposto da justiça quando na verdade, a verdadeira justiça sempre é executada tendo o amor por base de forma simples e objetiva: aprenda a amar, aprenda a sentir a dor do outro, antes de querer remediar qualquer situação. Porque Deus não se preocupa apenas com o instante presente, mas Ele cuida da felicidade imorredoura de cada um dos seus filhos. Saibamos suportar o nosso desconforto que nasce da nossa inferioridade, sabendo que Deus está nos curando quando nos colocamos confiantes em suas mãos.
Certo. E para aumentar essa confiança, cabe pedir também?
Tudo cabe pedir a Deus quando é para o nosso bem, minha irmã. Podeis pedir fé, podeis pedir paciência, podeis pedir a libertação dos vícios que tocam os vossos corações, pedir a Deus com sinceridade jamais será uma atitude vã.
Obrigada.
Questão 2
Querido amigo, boa noite, muito obrigada pela sua presença. As nossas perguntas representam muitas pessoas e as dúvidas que muitas pessoas possam vir a ter, mas como nós, seres inferiores, podemos melhorar o nosso nível pessoal o suficiente para fazer questionamentos pertinentes e atemporais nos nossos encontros?
Podeis dedicar-se a isso com muita naturalidade e sobriedade. Imaginais o ciclo de pessoas que você tem contato, o que elas gostariam de ter esclarecido, imaginai as questões mais centrais da vida humana. O que as pessoas que você observa carecem de saber, quais são as dúvidas que direta ou indiretamente elas expressam, quais são os saberes que poderiam consolá-las.
Ao fazer essas reflexões continuamente, a vossa percepção irá se alterar e você irá compreender muito melhor as dúvidas e angústias daqueles que estão ao vosso redor. Naturalmente, você poderá representá-las de maneira mais adequada, mas há a necessidade também de se tentar; o medo de não fazer a pergunta adequada é um erro, já que qualquer pergunta pode ser uma oportunidade de aprendizado. O próprio Allan Kardec, como ele mesmo registra, aprendeu a fazer as indagações aos Espíritos a partir de uma prática que começou com perguntas longe de serem as mais adequadas.
Obrigada.
Questão 3
Querido irmão Cairbar, existe algum fermento que poderíamos utilizar para percebermos a bondade de Deus em nossas emoções, mais do que no intelectual?
Podeis, por exemplo, buscar em vossa memória, que momento você sentiu Deus mais presente. É o início de uma reflexão que pode se aprofundar muito; em seguida podeis se perguntar quais as experiências do momento, que você vive ou que outros vivem ao teu redor, que mais te aproxima da experiência de contato com Deus.
Por exemplo: em uma reunião mediúnica há diferentes experimentos onde se sente um profundo bem-estar, será que seria assim estar mais próximo de Deus? Podeis indagar aos vossos amigos espirituais, perguntar-lhes oportunamente, como foi para eles, se eles poderiam compartilhar alguma experiência, nas quais eles se sentiram mais próximos do Criador, e podeis ao realizar esses passos pedir ao vosso anjo guardião, preparando-vos de maneira adequada.
Hoje terei um período mais tranquilo, irei fazer atividades que elevem meu pensamento, e depois em momento de prece profunda, solicitarei ao meu anjo guardião que me ajude a sentir de forma mais intensa o amor de Deus. Imaginamos que se isto fizesse parte da rotina dos espíritas, nosso movimento estaria em outro patamar.
Um pequeno intervalo ao longo da semana em que irá se preparar verdadeiramente para receber a visita de vosso anjo guardião, suplicando, pedindo que ele vos auxilie a sentir de forma mais profunda o amor de Deus; são muitas as possibilidades que só terão o sucesso desejado se realizadas com compromisso e continuidade.
Obrigado irmão.
Questão 4
Boa noite, amado, irmão. Nós lemos que em Mateus, Jesus afirma que nós somos mais valorosos que um bando de pardais. Você poderia explanar mais sobre este tema?
A criatura, quanto mais sensível e mais consciente, requer mais cuidado daqueles que a amam, esse é o ponto que devemos entender. Não se trata de uma postura de privilégio, mas de uma postura que considera a necessidade de cada um.
Seres que possuem maior sensibilidade, que possuem um sentimento mais apurado, que possuem uma consciência mais ampla, carecem de mais cuidado, carecem de mais amparo, carecem de mais envolvimento do amor de Deus. Nesse sentido, sim, sois mais cuidados pelo Criador porque precisais de mais. É como fazendo uma comparação simples: Deus não se preocupa com o frio em sua criação de pinguins, por exemplo, porque eles estão habituados, não há uma sensibilidade maior em relação ao frio, quanto mais o princípio espiritual se desenvolve, mais ele carece de amparo e de cuidado. Na fase evolutiva da Terra, que está e se tornará ainda mais desafiadora, cada filho de Deus deverá buscar esse amparo do Criador porque muito precisareis de vossos guias, muito precisareis estar envoltos em climas de prece para poder manter a relativa paz interior. O que o Cristo vos tenta fazer perceber é que o Pai tem um zelo sempre maior quanto maior são as necessidades de suas criaturas, sem desprezar a nenhuma delas.
Obrigado.
Haveria ainda alguma última questão?
Agradecemos a atenção, o carinho, observamos sinceramente os vossos corações e muito nos alegra perceber, a verdadeira devoção que se desenvolve em relação ao Cristo. Compreender que esse Mestre é a nossa verdadeira salvação, que é o amigo poderosíssimo que nunca esqueceu de nenhum de nós, nem antes, nem em momento posterior ao Calvário, o sentimento deste Ser foi alterado em relação a cada um de nós.
O Mestre continua abnegadamente atento, preocupado, devotado à felicidade de cada indivíduo da Terra. Confiemos nesse amigo, entreguemos a Ele as nossas vidas com altivez e confiança, Ele jamais nos decepcionará.
É a esse Mestre que nunca esqueceu dos seres mais infelizes do mundo, que devemos render todas as nossas homenagens; é a esse Espírito luminoso que nunca se preocupou em tornar-se um líder autoritário, mas sim, um Pastor amoroso disposto a dar a vida, disposto a devotar-se por cada um de nós, que precisamos, com muita lucidez, reconhecer como o Guia que, se ousarmos segui-lo, nos guiará ao Pai para o Reino onde a paz, onde a fraternidade, onde a beleza ultrapassará as nossas mais amplas e elevadas expectativas.
Lembremo-nos, no meio das tempestades de nossas vidas; lembremo-nos, nos meios das tempestades que nos atingirão: elas são passageiras e nós somos os seguidores daquele que é capaz de acalmar os ventos e sossegar as ondas, porque Ele age em nome do Pai amoroso.
Por isso é, e será sempre um amigo indispensável da nossa felicidade, e que mais do que qualquer outra coisa se preocupa com os nossos interesses eternos; é a Ele que devemos recorrer a cada instante de dúvida e a cada instante de alegria. Em nosso plano vemos claramente, o Cristo não é apenas a luz do mundo, Cristo é a luz de nosso ser que deve brilhar cada vez mais ao vincular-se a Ele.
Paz do vosso irmão e amigo
Cairbar de Souza Schutel.
Mensagem psicofônica recebida em 02.07.2023 em reunião de estudo do Grupo Marcos. Médium do Grupo Marcos. Revisada pelo autor espiritual e por integrantes do Grupo Marcos.