Episode Transcript
MENSAGEM MEDIÚNICA
Paz e Alegria em vossos corações!
Como um amigo que vem de um lugar distante, chego feliz, disposto a apresentar a cada um de vocês, tudo aquilo que aprendemos, no convívio maravilhoso, com as revelações de Jesus de Nazaré, que já tivemos acesso, graças à misericórdia do Mestre e que queremos compartilhar com cada um de vocês.
É preciso entender que o trabalho do nosso Mestre tão amado possui uma característica diferenciada, e essa característica é: para o nosso Mestre o coração de cada um de vocês, conta infinitamente.
Jamais, ninguém em nome do Mestre ousará a diminuir, a humilhar ou menosprezar um irmão. Vocês são nossos irmãos. Vocês são nossos amigos. Vocês, para nós que seguimos o ensino do Cristo, são aqueles que no momento mais devem ser amados, pois como ovelhas perdidas, ante uma tempestade que se avizinha, merecem todo amparo, carinho e proteção possíveis, para que vocês, com o Mestre, aprendam a enfrentar dores imensas, tentações enlouquecedoras e no final da jornada possam conosco agradecer ao Cristo, dizendo: vencemos porque teu amor nos banhou e nos deu paz e coragem.
Comecemos amigos.
Questão 1
Prezado irmão obrigado pela presença, gostaria de saber quando a gente está estudando, como identificar um símbolo, e que tipo de pergunta podemos fazer, para observar as dimensões deste símbolo?
Existe uma estrutura que precisa ser aprendida: antes que possais aprofundar na compreensão simbólica, em particular do Novo Testamento e do Antigo, o estudo atento da vida do Cristo vos aproximará dessa estrutura. É preciso não apenas saber, mas é preciso sentir a profunda coerência que existe na obra de Deus. Os vínculos, as relações com os vários níveis de significados, que são ordenados pelos princípios elencados por Allan Kardec nas Leis Morais.
Existe todo um estudo da simbologia cristã, do qual Kardec vos deu as balizas centrais e que, desejamos, iremos aprofundar esses tópicos em poucos anos, com aqueles que se dispuserem não a ler, mas a amar as palavras do Mestre.
Vocês estão sendo convidados a participar de uma compreensão simbólica da vida do Cristo, mas, como ensina o Mestre, além de serem convidados vocês precisam estar preparados, precisam estar com a veste adequada. Em uma linguagem espírita, precisam estar com a vibração qualificada: não falamos de santos e santas, falamos de devoção, falamos da capacidade de compreensão que deve ser ampliada com a leitura do Novo Testamento e da capacidade de sentir piedade. Aquele que não é capaz de sofrer junto aos seus irmãos, é incapaz de entender os símbolos do Cristo. Aquele que não é capaz de sentir o amor de Deus ou pelo menos de seu anjo guardião jamais penetrará na simbologia cristã.
Existem barreiras criadas pelo psiquismo inferior que nós estamos vos estimulando a superar, porque o Cristo assim deseja. Portanto, além de leituras sugerimos, inicie com as técnicas simples e transformadoras.
Por que não ler a narrativa do Cristo que fala da festa de núpcias e pensar, e se colocar nos vários lugares que aqueles personagens representam? É uma técnica simples que todos poderão se assim desejarem fazer.
Por que não fazer isto suplicando auxílio de vosso amigo espiritual mais próximo? Como será? Como será que estava o Mestre quando contou essa parábola? Como será que foi o tom de sua voz?
Será que realmente como narram alguns Espíritos quando o Cristo falava, muitas pessoas viam imagens? Que imagens viram estes Espíritos? Como você imaginaria essa cena? Como seriam essas pessoas?
É apenas uma técnica que tem um objetivo: qual a tua emoção em relação ao Cristo? Como você se sentiria sendo o indivíduo que tentou entrar sem estar com a roupa? Como se sentiria, sendo aquele que preferiu o comércio, que preferiu o lazer? Sinta-se como cada um deles. Porque a verdade, meu irmão, é a que todos nós já fomos cada um deles, este é o caminho de aprendizado para um dia lidarmos adequadamente com os símbolos cristãos.
Obrigado irmão
Questão 2
Boa noite, obrigada pela presença. Tenho uma questão bem pessoal. Eu estou tentando refazer as relações que eu desfiz ou rompi; fiquei e me sinto em dívida, em alguns casos de família, bem próximas. Gostaria que o amigo me ajudasse, se isso está correto, se esse é um caminho para começar a praticar a caridade ensinada pelo Mestre?
Em caso de dúvida, oremos ao Cristo: é preciso dialogar com o Mestre como ensina Santo Agostinho em O Livro dos Espíritos: todos os dias. A vida de Espírito que amadurece se apresenta com uma imensa complexidade, por isto, é preciso, todas as noites, antes de deitar-se, indagar as esferas superiores da vida o que fazer e é preciso fazer isso ao longo de muitos dias, semanas e meses: colocar-se mansamente, acalmar o coração aguardando a sua própria compreensão.
Lembremos de Paulo segundo narra o maravilhoso Espírito Emanuel, após três anos no deserto, submetendo-se a disciplinas austeras, o apóstolo durante anos humildemente aguarda o convite do Mestre. Por que vós não podeis passar por alguma angústia? Porque vós não podeis chorar, espiritualmente ajoelhados, suplicando ao Mestre, não que ele ensine o caminho correto, mas que você se torne capaz de entender? Por que não podemos nós, servos e ainda imperfeitos e falhos, suplicar àquele que é o Amor encarnado neste mundo? Se os grandes discípulos também o fizeram, será que podemos achar que a angústia de Pedro após ter traído o Mestre é experiência de somenos importância? Será que este amigo não teve as suas noites de insones? Não teve o peito amargurado pelo que tinha feito? Será que este Espírito não aprendeu a entregar-se, a cada momento que a dor o invadia, a misericórdia daquele que tudo pode neste mundo? Por que nós estaríamos isentos de tal experiência, minha irmã? Não somos nós menores de que estes grandes Espíritos? Não somos nós aprendizes em séries mais rudes, mais rudimentares que eles? Por que nós deveríamos saltar a etapa de amadurecimento?
Convido a você a iniciar, a questionar o mais Alto, apresentando suas lágrimas e suas dores, e aprender a aguardar. Lembremos que Kardec ao aceitar o convite do Cristo disse “Estou em tuas mãos” não sejamos nós, aqueles que desejamos fazer a nossa obra com as nossas mãos e ter o Cristo como auxiliar, seria não entender quem é Jesus de Nazaré.
Obrigado, mas... está difícil, obrigada.
É sempre difícil minha irmã, seguir ao Cristo. É preciso aprender a chorar, não uma, não duas e não dez vezes... Nós crucificamos o Mestre, ele carregou a cruz por horas de imensa aflição, nós o abandonamos quase que diariamente e ainda assim ele nos diz “a minha mão ainda está estendida para ti”.
Confiemos, que nunca passaremos por dores insuportáveis, mas para que as dores se tornem suportáveis é preciso que tenhamos a ousadia de buscar o Cristo como o médico máximo, porque ele nos garantiu que jamais colocaria fardos insuportáveis em nossos tão frágeis ombros, é difícil, confiemos: o Cristo tudo pode.
Questão 3
Boa noite, eu gostaria de perguntar como exatamente Jesus sustenta o mundo?
A melhor resposta que poderíamos dar: é com o seu Amor. Não falo em termos teóricos, falo do sentimento que emana do Ser do Cristo, enquanto não compreenderdes o poder do magnetismo, enquanto não estudardes que o homem, mero espírito encarnado, é capaz de fazer brotar uma semente com suas mãos, não podereis ter um paralelo mínimo do sentimento de um Espírito que regula as principais questões da Terra. Mas de que adiantaria, neste instante, vos falar de poderes que mal podeis alcançar, quando não tendes sequer uma analogia. Mas posso vos dizer que o mundo estaria em situação tenebrosa, não fora o coração deste Espírito. Posso vos dizer que ele é capaz de estruturar e reestruturar o fluido que envolve toda a Terra, mas acima de tudo, devo vos dizer que, para o Cristo importa vos ver chorando lágrimas que consola outro sofrimento. Para este Espírito é muito mais importante que sejais capazes de renunciar ao vosso conforto tão limitado, para amparar o mais desamparado de vossos irmãos...
O Cristo jamais exibiu seus imensos poderes porque nunca quis assustar seus irmãos tão pequenos, mas vos digo minha amiga que não é lenda, os relatos variados que tendes da dificuldade daqueles que não eram míopes em se aproximar deste Espírito. Não é possível, ainda que para muitos Espíritos superiores, compreender a grandeza do Mestre, e não esperamos que compreendais, e nem é isto que Ele deseja. O Cristo hoje, deseja algo muito específico, que todos vocês queiram verdadeiramente que ele vos proteja. Este é o desejo desse Espírito, proteger a cada um de seus irmãozinhos, cada uma de suas pequenas e rebeldes ovelhas. Porque ele não possui nenhuma preocupação em mostrar sua grandeza, Ele apenas tem um objetivo: que vossos corações aceitem o abraço protetor que ele dará em todos que o buscarem.
Agradecemos as perguntas, agradecemos os pensamentos, agradecemos as vibrações de paz, e seremos infinitamente gratos a todos aqueles que se dispuseram, com devoção, a estudar o Novo Testamento. Porque vocês serão aqueles que nós utilizaremos para educar uma multidão de Espíritos grosseiros, que precisam de um suporte no mundo material, para entrar em contato com o Novo Testamento.
Em vossas leituras sinceras e abnegadas estareis nos auxiliando a apresentar a Espíritos infelizes, como um encarnado imperfeito e limitado, pode entregar-se emocionalmente ao Novo Testamento, este é um trabalho imenso que coordenamos e esperamos que muitos de vocês estabeleçam uma leitura regular, para que mobilizemos as nossas equipes, porque sim, existe educação do Evangelho através daqueles que o leem com devoção e um dia poderemos explicar isso em detalhes. Mas, não a nada de estranho nisto porque se o Cristo prometeu estar onde dois ou mais estivessem em seu nome, e o próprio Cristo estabeleceu como modelo a cooperação de todos. Podemos afirmar sem sermos incoerentes: contamos com vocês para este estudo e vocês ajudarão aqueles que sabem menos do que vocês.
Paz do vosso irmão e amigo,
Cairbar de Souza Schutel
Mensagem psicofônica recebida em 07.05.2023 em reunião de estudo do Grupo Marcos. Médium do Grupo Marcos. Revisada pelo autor espiritual e por integrantes do Grupo Marcos.