Episode Transcript
MENSAGEM MEDIÚNICA
Paz e alegria em vossos corações!
Colocamo-nos nesse instante à disposição para um diálogo fraterno, oportuno e que, acima de tudo, busca nos fazer sentir a presença amorosa de nosso Mestre em nossos corações para que, a partir do nosso ser a sua luz ilumine as nossas vidas.
Podemos iniciar.
Questão 1
Boa noite, irmão. Eu gostaria que o irmão falasse um pouco para nós sobre a fundamentação do Espiritismo, principalmente a frase muito usada no Espiritismo “Fora da caridade não há salvação”, e nós não vemos a prática e o entendimento correto no meio espírita, na minha opinião.
A caridade só poderá ser entendida de maneira mais profunda, mais ampla, quando se medita e se busca viver a vida dos verdadeiros cristãos, dos cristãos primitivos. A caridade não pode se resumir a um conceito teórico: a caridade se bem pensardes é um sentimento de amor sublime que parte direto do coração de nosso Mestre, e nos envolve.
O que vês é a ação abnegada, mas a ação só é verdadeiramente abnegada, quando sustendada por um amor profundo. Por isso é necessário também vincular-se ao Mestre, para praticar a verdadeira caridade, não é apenas a entrega externa, são as energias que expressam um carinho profundo pelo ser que a recebe.
A caridade não é uma prática de amparo social, a prática social poderá ser eventualmente uma expressão da caridade, se assim não fosse, não poderia existir a caridade nos mundos superiores, e é a caridade a característica central dos mundos evoluídos: a capacidade de amar, a capacidade de sofrer por quem se ama, a capacidade de se doar como ensina o Cristo. A caridade é a prática do Bom Pastor, a caridade é a disposição de doar a própria vida em benefício do outro, essa é a verdadeira caridade que só poderá ser entendida em sentido pleno quando aprendermos a vincular os nossos corações ao Cristo, e dele receber esse impulso superior tão estranho ao nosso ser, mas que um dia será o nosso padrão de conduta.
Muito obrigado.
Questão 2
Boa noite. Eu gostaria de perguntar sobre um trecho do texto onde está escrito – ele volta a se comunicar com o mundo com a mesma intenção que tinha quando encarnou. O que é essa volta a se comunicar com o mundo?
É o Consolador minha amiga, o Consolador é a voz do Cristo, o Consolador é o Cristo crucificado que volta aos seus próprios algozes dizendo: quem sabe agora vocês poderão me entender, não guardo mágoas do mundo ingrato, não guardo ódio dos que me abandonaram, não guardo acusações a nenhum de vocês, mas quero que me entendam, porque se vocês continuarem a recusar o caminho do amor, as vossas obras iníquas despencarão sobre vocês.
O Cristo volta ao mundo porque a sua doutrina está relembrada e será explicada detalhadamente por todos os seus seguidores. Depois do Cristo veio Paulo, depois de Paulo veio Agostinho, para que o mundo se sensibilizasse na primeira etapa educativa do Cristianismo, estamos agora no Consolador em um momento que a primeira etapa já foi iniciada, e que estamos às vésperas de uma segunda etapa, onde aqueles que são capazes de ensinar a doutrina do Cristo através da vivência, darão ao mundo ingrato a sua última chance.
Questão 3
Querido irmão, poderia explicar melhor essa questão do ensino, que acabou de falar, como é que o ensino dentro das casas espíritas poderia levar o Cristo aos corações?
Fazei o que estamos fazendo, meu amigo: apresentai o Cristo como o verdadeiro Salvador do mundo; colocai o Cristo no lugar que lhe é devido como nosso Mestre e Senhor incontestável; derrubai os altares, hoje tão altos, da falsa intelectualidade que invadiram o movimento espírita; expulsai os fariseus podres que aparentam elevação em sua etiqueta social refinada, mas que nada tem a dar em termos de calor humano; purificai os vossos corações; uni-vos àqueles que querem aprender a amar o Cristo, aprender a servir em nome do Cristo e afastai-vos sim dos fariseus que nada podem fazer a não ser vos distrair do ensino verdadeiro, poderemos ensinar quando formos capazes de sentir.
O Cristo não requer nenhuma cátedra, mas o Cristo exige que vos coloqueis como corações dóceis, que o procureis com o coração sincero, para que ele alivie os vossos fardos e vos prepare para auxiliar àqueles que mais sofrem.
Obrigado irmão.
Questão 4
Boa noite, amado, irmão. Kardec se refere ao Cristo na Gênese como Messias Divino. Você pode falar mais sobre o Messias Divino?
É muito difícil para nós encontrarmos alguma expressão possível que possa ser entendida, do que, realmente, o que significa o Cristo, a sua extraordinária grandeza, o seu amor que a tudo envolve, o seu carinho que a todos consola, a sua verdadeira humildade, um ser capaz, como já vimos, de sair das esferas mais resplandecentes do mundo para abraçar uma criança leprosa e abandonada no lixo. Nós vimos isso. Talvez esse contraste possa vos fazer sentir a grandeza do nosso Mestre, porque como ensina Allan Kardec, ele conhece os segredos de Deus e não despreza nenhum dos pequeninos, nenhum dos terríveis algozes da Terra, nenhuma criança abandonada é ignorada por esse Espírito, capaz de amar de forma, para nós, indescritível.
Obrigado.
Agradecemos a atenção, o carinho, e o compromisso que observamos em vossos corações, contamos convosco.
A luz do Cristo hoje possui mais espaço em vosso ser, por isso, agradecei ao Mestre da única forma que realmente o agradará, amparai vossos irmãos, divulgai tudo aquilo que vos ajuda a estar próximo do Cristo porque o nosso Mestre só uma coisa deseja do mundo, que todos aprendamos a nos amar para que um dia, ele possa pegar em nossas mãos e nos levar para desfrutar a glória do Criador do Universo.
Paz de vosso irmão e amigo,
Cairbar de Souza Schutel
Mensagem psicofônica recebida em 18.06.2023 em reunião de estudo do Grupo Marcos. Médium do Grupo Marcos. Revisada pelo autor espiritual e por integrantes do Grupo Marcos.