Episode Transcript
MENSAGEM MEDIÚNICA
Paz e alegria em vossos corações!
Estejamos dispostos, estejamos a postos, porque a grandeza do Mestre é estímulo, a grandeza do Mestre é consolação, a grandeza do Mestre é certeza que esse coração maravilhoso jamais irá nos desamparar.
Comecemos!
Questão 1
Boa noite, querido irmão. Poderia explicar melhor a questão do Templo do Cristo? Dá para entender que o fluido, tem muito a ver com nossas atitudes, nosso modo de pensar e que não precisamos de paredes, mas que em qualquer lugar em que nos encontrarmos, nós podemos fazer essa conexão. Poderia explicar melhor isso?
Compreendendo a lei dos fluidos, fica muito fácil aos espíritas entenderem que sua sintonia irá gerar as energias que o envolvem. E por isso, também, o conjunto das energias das pessoas que frequentam determinados ambientes irão construir um ambiente espiritual, fluídico e psíquico, que expressa esse conjunto.
É fácil entender, se recordarmos a vida do grande apóstolo Paulo. Onde estava seu templo? Nas estradas, nas cidades, nas praças? É esta compreensão que precisa se instalar em vossos corações. Paulo não tinha uma rede de igrejas ou templos para acolhê-lo, quando ia pregar a palavra Divina. Por isso, ele também se tornou um templo do Cristo. Essa é a proposta de Allan Kardec para cada um de vocês. Tornem-se vós templos do Cristo, para que, onde estiverdes, o Cristo possa ser apresentado às outras pessoas.
Não podemos, com desculpas que não cabem aos estudantes do Consolador, criar ou recriar os dogmas, tão antigos, que só servem à vaidade humana. Se o teu coração não se tornar templo do Cristo, todas as instituições de nada valerão no mundo. Porque caminhamos, meu amigo, a passos largos para os testemunhos derradeiros e para o início de uma era superior. Precisaremos de muitos templos, de corações convertidos ao Cristo, para que consigamos realizar tudo a contento.
Larguemos, portanto, as ilusões de que construções tão precárias possam, de fato, ser a base da atuação do Cristo no mundo. Só há um espaço verdadeiramente cristão: que é o espaço do coração e do sentimento. Se esse não houver, não haverá outro.
Obrigado, irmão.
Questão 2
Boa noite. Eu gostaria de perguntar: quando Jesus nos escolheu, para ser o nosso Guia, Ele nos escolheu de forma individual?
Precisaríamos adentrar em numerosos detalhes para explicar adequadamente essa situação. Mas podemos, a título de introdução a essa reflexão, dizer que o Cristo amorosamente aceitou cuidar de cada um de vocês.
Vossas histórias nem sempre são semelhantes. Encontram-se na Terra Espíritos que vieram de diversos mundos, e cometeram erros diferenciados, que possuem bloqueios com gêneses muito diferentes. Mas há algo em comum: todos foram aceitos por esse coração generoso.
As vossas tragédias fazem o Cristo sofrer, porque Ele é capaz de amar cada um de vocês de forma particular. Seriam necessários estudos extraordinários para que pudessem entender a capacidade de amar desse Espírito. Dizemos apenas: existem Espíritos, de dezenas de mundos diferentes, que hoje habitam na Terra, e todos eles são acompanhados com um carinho extraordinário. E, acrescento algo mais: o Cristo não é só capaz de vos amar, mas Ele é capaz de nos ensinar a vos amar, como um Mestre carinhoso que consegue detectar o que há de belo e divino, mesmo no coração das criaturas mais tenebrosas. E como a nos dizer: observe! Naquele pequeno canto existe algo divino. Ama esse irmão e, um dia, essa pequena virtude irá brilhar como um sol.
Questão 3
Boa noite amado irmão Cairbar! Ouvimos o nosso coordenador, Carlos, nos passar uma série de informações há pouco e ele falou que o Cristo conseguia esconder a sua grandeza. Porém, a minha pergunta… João disse que Ele participou da criação de tudo o que há neste planeta. Como um Espírito deste nível pode trabalhar num planeta tão atrasado como a Terra?
Só há uma explicação, meu irmão: porque Deus vos ama!
Muito obrigado.
Questão 4
Boa noite, querido irmão! Quando nós falamos e, como o irmão acabou de dizer, que muitos de nós na Terra viemos de outras moradas, então provavelmente nós também vivenciamos esse amor por outros Cristos, outros Espíritos superiores que foram organizadores de outras moradas. Como nós nos esquecemos, então, desses outros Espíritos superiores? Aqui nós temos o Cristo, chamado Jesus, como nosso modelo, mas se viemos de outras moradas, também tivemos outros Cristos, correto?
Seria preciso adentrar em histórias específicas, mas, em tese, é possível.
Mas então vos indago: como podeis vós, hoje, esquecer do Cristo Jesus de Nazaré? É um fato que, mesmo no seio do Consolador, há aqueles que desvalorizam e até desprezam a figura do nosso Mestre tão amado. É a revolta, minha irmã, é o sentimento infeliz que leva a criatura aos extremos de amaldiçoar o Criador e seu representante. Se sois ainda Espíritos pouco evoluídos, já possuis poder suficiente para brilhar ou para se obscurecer. Os sentimentos do ódio, da vaidade, da arrogância podem vos atingir de forma tão destrutiva, que levais a esquecer até aquele que morreu crucificado, com o intuito de vos levar à verdadeira felicidade.
Obrigada, irmão.
Questão 5
Boa noite, Cairbar. Boa noite. Muito obrigada por sua presença! Como a gente pode tentar acertar mais, para uma vez que a gente tenha consciência, que tenha clareza de que, de tanta coisa errada, de tantos erros e equívocos e por ignorância, por falta de atenção, de interesse... Como a gente pode fazer para progredir mais rápido dentro do tempo que a gente tem?
Suplicai, minha amiga, diariamente, que o Cristo viva em vosso coração. Apresentai-lhe as vossas dores, pedir o seu amparo. Peça para sentir a suavidade do amor do Cristo; peça para sentir as suas vibrações maravilhosas; peça para ser preparada para suportar um amor que o mundo não pode dar. Todos nós precisamos de um contato diário verdadeiro com o Mestre, porque as nossas forças são sempre falhas, nossos juízos são sempre inseguros, mas há uma certeza: o Cristo estará sempre ao nosso lado, quando pedirmos o seu amparo e a sua ajuda.
Ok, está bem, obrigada!
Podemos ainda responder a uma última pergunta ou, no máximo, duas.
Questão 6
Então, eu gostaria de alongar um pouco a minha questão. A gente pode fazer pedidos específicos? Deve fazer? Porque, às vezes, a gente acha que o problema é um e pode ser outro.
Pedir, antes de tudo, compreensão. A criatura humana vive em um nervosismo constante, porque acredita que deve, num mundo inferior como a Terra, encontrar a felicidade. Ao espírita, ao cristão, sugerimos a prece que solicita compreensão, que solicita sabedoria e, acima de tudo, que solicita o amparo para que o testemunho se transforme em elevação espiritual. Todos sofreis! É um mundo inferior, portanto, pensai que, acima de tudo, é necessário que haja um aprendizado verdadeiro, antes de soar a vossa última hora neste mundo.
Pedir, acima de tudo, compreensão e coragem para agir da maneira certa. E, quando não souberdes agir, orai ainda uma vez, suplicando ajuda para que a situação seja compreendida. Entendei. Vossa vida possui um planejamento, é necessário que aprendais com cada dor do caminho. É necessário que as vossas virtudes se desenvolvam para que a vossa vida não seja vã.
Mesmo quando o sofrimento é de outra pessoa próxima, que a gente não tem como alterar?
É importante, minha amiga, aprender a sofrer com o sofrimento do outro. Muitas vezes, queremos, de forma automática, curar o sofrimento de alguém, para não sofrermos também. O Cristo vos ensinou: é necessário sofrer também com outro, é necessário sofrer pelo outro, é necessário sofrer com a dor do outro. O sofrimento é a senha secreta da vossa libertação, que precisais aceitar, compreender e viver e, assim, vos libertardes.
Obrigada!
Agradecemos o carinho, a atenção e aproveitamos para registrar que hoje recebemos uma visita de um grupo de Espíritos, ao qual nutrimos profunda gratidão. São Espíritos que realizam seus estudos no mundo, pois estão em fase avançada de preparação para o início dos grandes testemunhos que a Terra dará oportunidade. São Espíritos corajosos, abnegados e austeros, que olham nesse instante para cada um de vós, que vos estudam e que também se confraternizam com os vossos guias espirituais.
Esses amigos nos solicitam que transmitamos a vocês uma mensagem de paz e de coragem. E, um deles, nos diz: espero encontrar no mundo, num período curto de tempo, o vosso trabalho. As minhas mãos frágeis irão compulsar os textos que hoje elaborais, as perguntas e as respostas que aqui são registradas, porque nós estaremos no mundo, não para as lutas de superfície da política e do poder econômico, mas para gerar os testemunhos que arrancam lágrimas de devoção nos corações mais empedernidos. Porque, um dia, nós assistimos à crucificação do Mestre e, por isso, estamos empolgados em viver a nossa crucificação, para dizer: Cristo, tu nos amaste, e hoje nós também te amamos!
Paz, do vosso irmão e amigo,
Cairbar de Souza Schutel.
Mensagem psicofônica recebida em 11.06.2023 em reunião de estudo do Grupo Marcos. Médium do Grupo Marcos. Revisada pelo autor espiritual e por integrantes do Grupo Marcos.